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Como a tecnologia 5G pode ajudar no dia a dia de um estabelecimento comercial

Como a tecnologia 5G pode ajudar no dia a dia de um estabelecimento comercial

Navegação Rápida

A tecnologia 5G tem se destacado como um dos avanços mais significativos dos últimos anos na área da inovação, proporcionando benefícios e possibilidades para diversas áreas, incluindo a automação comercial.

Com velocidades de conexão mais rápidas, menor latência e maior capacidade de rede, o 5G promete revolucionar a maneira como os estabelecimentos comerciais operam e se conectam com seus clientes. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura e conheça a Sweda.

 

Tecnologia 5G: como funciona?

O 4G revolucionou a internet no mundo ao tornar o acesso a equipamentos digitais mais rápido que a anterior 3G. Contudo, a chegada da tecnologia 5G eleva este patamar, sobretudo no varejo. No Brasil, está disponível desde julho de 2023 nas principais cidades do país. 

A internet 5G é a quinta geração de redes móveis que sucede à tecnologia 4G. Ela representa um avanço significativo em termos de velocidade de conexão, capacidade de transmissão de dados e latência reduzida.

Isso porque a velocidade de navegação da internet 5G é cerca de 10 a 20 vezes mais rápida que a anterior, que está em torno de 17,1 megabits por segundo. Em alguns casos, essa diferença pode chegar a ser 100 vezes maior, dependendo da região e da prestadora do serviço. 

Para exemplificar, um usuário poderá baixar um filme com a tecnologia 5G em cerca de 60 segundos. Além disso, apresenta melhor cobertura e maior estabilidade de conexão, mesmo em áreas menos povoadas e com pouca estrutura de internet. Isso garante uma experiência estável, mesmo em locais com muitos usuários conectados.

Com isso, a expectativa é que a tecnologia promova uma inovação na indústria, nos carros autônomos, nos ambientes de realidade virtual e, até mesmo, na medicina – afinal, será possível a realização de consultas e cirurgias de maneira remota.  

Há benefícios também para o varejo, sobretudo por aprimorar a Internet das Coisas (IoT), sistema de interconexão digital de objetos físicos, dispositivos, veículos e outros itens por meio de sensores, software e redes de comunicação.

 

Qual a importância do 5G?

A demanda por conexão cresce a cada ano, no entanto, a internet 4G não dava conta da quantidade de dispositivos que precisam estar conectados à internet. Isso sem contar na alta carga de informações que sistemas complexos como, por exemplo, as smart cities e o Metaverso. 

Nesse sentido, o 5G, com alta velocidade e baixa latência, promete otimizar esses e outros processos, aumentando a qualidade e diminuindo o delay na transmissão de dados. Assim, milhares de equipamentos podem estar conectados à mesma rede, sem interferir na qualidade do serviço – por causa disso, significa uma inovação na Indústria 4.0.

 

Saiba quais os benefícios do uso da tecnologia 5G

Velocidade de download e upload

O 5G oferece velocidades de download mais rápidas em comparação com o 4G. Enquanto o 4G pode oferecer velocidades típicas de download de cerca de 20-100 Mbps, o 5G pode atingir velocidades teóricas de vários gigabits por segundo (Gbps). 

Essa velocidade esperada permite transferências de arquivos mais rápidas, streaming de vídeos em alta definição sem interrupções e downloads instantâneos de aplicativos e conteúdos.

 

Menor tempo de latência

A latência é o tempo que leva para os dados percorrerem uma rede de um ponto a outro. Enquanto o 4G geralmente tem uma latência de cerca de 30-50 milissegundos (ms), o 5G pode oferecer latência de menos de 10 ms, e até mesmo tão baixa quanto 1 ms em alguns casos.

Com isso, a baixa latência permite uma resposta mais rápida e em tempo real para as aplicações, o que é essencial para tecnologias como carros autônomos, realidade virtual e automação de processos.

 

Maior capacidade de rede

O 5G utiliza uma faixa de frequência mais ampla, incluindo frequências mais altas (ondas milimétricas), permitindo uma maior capacidade de rede em comparação com o 4G. Com mais espectro disponível, o 5G permite mais dispositivos conectados simultaneamente, sem comprometer a velocidade ou qualidade da conexão.

 

Tecnologias avançadas

O 5G usa tecnologias de antena avançadas, como beamforming e massive MIMO (Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas), para direcionar o sinal de forma mais eficiente. Isso resulta em uma cobertura de sinal mais ampla e melhor qualidade, além de permitir uma comunicação mais rápida e estável.

Automação comercial: o futuro do varejo é agora

 

Como a internet 5G beneficia o varejo? 

 

Melhoria na experiência do cliente

Com a velocidade e a latência reduzida do 5G, as lojas do varejo podem fornecer experiências mais interativas e imersivas para os clientes. Isso inclui Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) aprimoradas para o Varejo 4.0, permitindo que os clientes experimentem produtos ou realizem serviços antes de comprá-los. 

Além disso, as lojas podem implementar tecnologias como espelhos inteligentes, assistentes virtuais e caixas de autoatendimento mais rápidos e interativos.

 

Pagamentos móveis sem contato

Com a alta velocidade e segurança da tecnologia 5G, os pagamentos móveis e sem contato podem se tornar mais rápidos e confiáveis. Isso permite que os varejistas ofereçam opções de pagamento diversificadas, como carteiras digitais e pagamentos por meio de dispositivos wearables.

Esse processo pode ser feito por causa do NFC, tecnologia de radiofrequência que permite o pagamento por aproximação. Tudo acontece de maneira instantânea e segura, melhorando a experiência de compra dos clientes. 

 

Maior velocidade e capacidade de rede

A internet 5G oferece velocidade de conexão muito mais rápida e maior capacidade de rede, em comparação com as gerações anteriores, como o 4G. Isso permite que as lojas processem transações mais rapidamente, executem processos automatizados e reduzam o tempo de espera em diversas situações. 

 

Automação de processos 

Desde o atendimento ao cliente até o gerenciamento de estoque, a chegada da tecnologia 5G possibilita a automação em diversos processos. Com isso, a marca ganha em lucratividade, afinal, será possível reduzir custos operacionais nessas áreas, bem como ter rapidez e otimização nas atividades. 

A automação muitas vezes envolve uma rede complexa de sensores e dispositivos IoT interconectados. Com o 5G, a capacidade de rede expandida e a baixa latência permitem uma comunicação mais eficiente entre dispositivos e equipamentos.

 

Sweda 90 anos

Para contar com esse e outros benefícios no varejo, não basta apenas ter a tecnologia 5G. É preciso utilizar equipamentos e soluções de automação comercial tão ágeis e seguros quanto a nova geração de internet. Para isso, o seu estabelecimento pode contar com a Sweda. 

Há 90 anos no mercado, a Sweda é uma das maiores especialistas em automação comercial no Brasil, ao unir pioneirismo, tradição e tecnologia em soluções inovadoras voltadas para diferentes segmentos varejistas, para todos os tamanhos de empresa. 

Um exemplo disso é o terminal de consulta ECD-90, lançado especialmente para o aniversário de 90 anos da Sweda. O equipamento é ideal para aplicar estratégias de marketing de maneira eficiente, com recursos de voz, tela touch de alta definição e diversas possibilidades de interação com os clientes, como propagandas com vídeo, imagem e som. 

Além disso, o ECD-90 permite a impressão de senhas e cupons de desconto, a realização de pesquisas de satisfação, sorteios, doações, indicação de produtos relacionados e também conta com a tradicional consulta de preços. 

Que tal unir a inovação da tecnologia 5G com o pioneirismo e tradição da Sweda? Acesse o site e fale conosco.

 

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Mantenha em dia obrigações acessórias com a ajuda da automação comercial

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Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. 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Jornada de compra em lojas físicas: como a automação pode melhorar essa experiência

Assim como no varejo online, a jornada de compra em lojas físicas exige que o cliente esteja em primeiro lugar na hora de traçar estratégias de vendas. Todo esse processo compreende o caminho percorrido desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Em um varejo acirrado, pensar em ações para melhorar essa jornada é importante para o negócio não perder clientes. Por exemplo, a automação comercial permite autonomia e facilidade ao cliente, aumentando as chances de ele se tornar um propagador da marca — e isso pode ser aplicado no varejo físico.  Saiba mais nos próximos tópicos!    Conhecendo a jornada de compra em lojas físicas ‌Jornada de compra é o processo que um consumidor passa desde o momento em que identifica uma necessidade ou desejo de adquirir um produto/serviço até a conclusão da compra. É um modelo que descreve as etapas que um cliente em potencial percorre ao decidir comprar algo. A jornada de compra pode ser dividida em diferentes etapas, que variam dependendo do tipo de produto ou serviço, do público-alvo e de outros fatores. Além disso, o cliente pode pular uma etapa, pois o processo obrigatoriamente não é linear:  aprendizado e descoberta;  consideração da solução; decisão de compra.   Como o processo ocorre em lojas físicas  A jornada de compra em uma loja física pode ser dividida em algumas etapas semelhantes às da jornada de compra online, mas com algumas diferenças importantes.   Reconhecimento do problema ou da necessidade — O cliente pode ter identificado uma necessidade ou um problema antes de entrar na loja física. Além disso, pode ter sido atraído pela vitrine por alguma publicidade da loja.   Aprendizado e descoberta — Uma vez na loja, o cliente começa a pesquisar e descobrir informações sobre os produtos ou serviços que chamaram sua atenção. Isso pode envolver tocar, experimentar, examinar a embalagem ou pedir ajuda a um vendedor.   Consideração das opções — Após coletar informações sobre os produtos ou serviços disponíveis, o cliente avalia as opções.   Decisão de compra — O cliente avalia opções, e caso esteja satisfeito com a informação coletada, ele decide efetuar a compra.   Pós-venda — Após a conclusão da compra, o cliente pode ser convidado a dar feedback ou receber informações sobre a compra/loja. Afinal, a jornada não acaba depois da venda, porque é preciso fidelizar esse cliente.   Em uma loja física, a experiência do cliente é mais imediata e tátil, e a interação com os vendedores pode ser mais importante na decisão de compra.    Inovação do varejo: tendências no mercado brasileiro   Automação comercial e jornada de compra em lojas físicas Automação comercial é a utilização de ferramentas e abordagens para automatizar tarefas operacionais e estratégias em uma empresa. A partir disso, é possível padronizar processos, otimizar tarefas e proporcionar diversos benefícios para o estabelecimento varejista.  Assim como nas lojas online, é preciso utilizar a automação comercial para otimizar a jornada de compras em lojas físicas e cativar o cliente. E, ao longo dos anos, isso foi feito de diversas maneiras. Se antes os supermercados realizavam todo o checkout manualmente, hoje é possível utilizar equipamentos para finalizar e otimizar esse processo.  Consequentemente, o PDV otimizado ajudou a reduzir o tempo de espera do cliente para finalizar a compra, contribuindo para a fidelização do consumidor e para torná-lo propagador da marca.  Mas, não é apenas na etapa de venda que a automação comercial em loja física pode ser útil ao negócio, afinal, o pós-venda é tão importante quanto. O cliente deseja ser ouvido pela marca, para acompanhar pedidos, fazer reclamação ou elogios. Nesse caso, é importante que o estabelecimento tenha atenção ao suporte oferecido.  Já pensou como seria utilizar tecnologia para impactar o público com promoções ou lançamento de novos produtos em períodos oportunos? Sim, isso pode ser feito por meio da automação comercial em loja física de maneira parecida como acontece no online. Basta que o setor de estratégia análise dados dos clientes para criar campanhas de sucesso.  Para inseri-la no estabelecimento físico, o dono do negócio poderá instalar terminal multimídia, equipamento bastante utilizado em espaços com grande circulação de pessoas. Mais adiante, você conhecerá o produto para automação comercial da Sweda voltado para essa finalidade.   Como aplicar automação comercial na jornada de compra em lojas físicas ‌A automação de processos de compra pode simplificar a experiência do cliente e reduzir o tempo necessário para concluir uma compra.‌ Ouvidoria/ atendimento ao cliente Ao ter um ouvidoria à disposição, o cliente supõe que a marca é séria e que está atenta às demandas do público. Mas, em vez de oferecer papel e caneta, é possível utilizar automação comercial em lojas físicas ao instalar equipamentos digitais que possam executar essa função.   Com isso, é possível receber as ocorrências, analisá-las e propor soluções para sanar eventuais problemas apontados. Tudo isso de forma mais rápida do que a realizada manualmente. Além disso, a pesquisa de satisfação ajuda o negócio a entender qual a percepção do público presente à marca.   Seleção de produtos em lojas físicas  A automação pode ser usada para ajudar os clientes a encontrar produtos com mais facilidade. Por exemplo, os clientes podem usar quiosques de autoatendimento para localizar produtos ou leitores de código de barras e terminais de consulta para verificar preços e obter informações adicionais sobre os produtos.   Check out em loja física No processo de compra: a automação pode ser usada para tornar o processo de compra mais rápido e eficiente. Por exemplo, os clientes podem usar PDVs automatizados para pagar suas compras sem a necessidade de interagir com atendente de caixa.   Benefícios da automação comercial na jornada de compra em lojas físicas A automação comercial traz diversos benefícios para a jornada de compra em lojas físicas. Confira! Maior eficiência no processo de compra, diminuindo o tempo de espera em filas; A automação comercial elimina a possibilidade de erro humano, resultando em transações mais precisas e consistentes; Com a automação comercial, os clientes podem esperar uma experiência de

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